9 de novembro de 2017

UMA TELA PARA VERONICA - HOMENAGEM DE ALBERTO ARAÚJO À ARTISTA PLÁSTICA VERONICA DEBELLIAN ACCETTA


 
 

UMA TELA PARA VERONICA
 
 
 
Veronica Debellian Accetta,
artista de expressivo saber.
Paulista adotou Niterói em seu viver.
Cursou na Escola de Belas Artes italiana,
artífice de bordados em filigrana.
 
 
Atuou por muitos anos como docente
de História da Arte e da Cultura.
A felicidade esteve sempre presente
em literatura, música e pintura.
 
 
Com alegria e uma tela em branco,
a artista retratava o belo,
com emoção e competência.
Deus a enviou ao mundo
para disseminar a arte
e a artista desenvolveu o seu dom.
Em Niterói, Veronica foi diretora
do Teatro Municipal e do
centro de arte Parthenon.
 
 
 
Quando lançava as pinceladas,
com bastante precisão,
em cada detalhe de suas telas,
via-se a alma da artista
que mostrava a vida com perfeição.
 
 
Veronica, em meio às tintas,
e nos traços pictóricos da história,
a originalidade se imprimia por inteira.
Era um júbilo, uma imensa glória!
 
Veronica, com alma de artista
Desligava-se do mundo
para buscar a exatidão.
Nada a impedia de retratar a natureza.
Quanta emoção e delicadeza!
 
 
Com tons suaves e coloridos apropriados,
sincronizados e colocados na hora certa,
surgia a tela da artista Veronica Accetta,
maravilhosa pintora de passagens da vida,
com sua obra produzida e inesquecida.

 

 


Autoria do poeta e jornalista
ALBERTO ARAÚJO
 
 
 
 

 
 
 
 
Homenagem à artista plástica Veronica Debellian Accetta. Texto é publicado no livreto e emoldurado em uma bela tela, para participar da Exposição Coletiva Nikitikitikeru IV, sob a curadoria de Paulo Roberto Cecchetti, na Sala de Cultura Leila Diniz e publicado na Antologia Bodas de Corais da ANE - Associação Niteroiense de Escritores, editada pelo Parthenon Centro de Arte e Cultura.
 
 
 
 
AGRADECIMENTO DE ALBERTO ARAÚJO
 
 
 
 
Agradeço eternamente, à artista plástica Veronica Debellian Accetta, por ter deixado a sua brilhante participação em minha obra "JULIO CEZAR VANNI - FILHO DE ITALIANO DE LUCCA - TOSCANA", a renomada PROFESSORA assina a primeira "orelha" com o belíssimo texto intitulado: "NOSTALGIA"
 
Graças ao SENHOR DEUS, que ainda deu tempo de agradecê-la em vida, poucos dias depois, como diz Guimarães Rosa, ela se "encantou". O agradecimento foi muito emocionante e aconteceu em uma ensolarada tarde, quando eu e minha esposa, adentramos ao Parthenon Centro de Arte e Cultura, lá estava, com os seus afazeres artísticos, ensinando uma de suas alunas, a manusear as pictóricas telas. Foi alegre, a sua amável recepção e brilhante o seu sorriso ao ouvi os nossos agradecimentos. Ela falou: "Foi um prazer escrever algo sobre Julio Vanni e muito importante para mim, porque ele era conterrâneo de minha bisavó, que nascera no Vêneto, região do nordeste da Itália, sendo a quinta região mais povoada do país, cuja capital é Veneza. Repetiu novamente, Julio Vanni era uma pessoa muito adorável, que soube manter um círculo de amizade em suas duas terras-pátrias."
 
Sabemos que agora ela está pintando lindas telas, certamente, para enfeitar ainda mais a beleza do Céu, claro, que os vergéis célicos são perfeitos, mas com umas pinceladas aqui outras ali da magnânima Veronica Acceta, ajudarão ilustrar ainda mais os belos jardins... e como mãe adorada que foi em vida, segundo, o depoimento da admirável docente Angelina Accetta, sua filha, Veronica se encontra, ao lado de NOSSA SENHORA, a NOSSA MÃE CELESTIAL e do SENHOR DEUS, com seu sorriso enternecedor.
 
 
 
ALBERTO ARAÚJO.

 
 



 
UM POUCO SOBRE
VERONICA DEBELLIAN ACCETTA
 



Veronica Debellian Accetta nasceu a 8 de Dezembro de 1946 em São Paulo, SP. Atua como artista plástica nas áreas de pintura e magistério em história da arte, também se dedicando à música. Veronica conclui em 1965 o curso de piano no Conservatório Brasileiro de Música e em 1974 concluiu o curso de teoria musical, harmonia e morfologia no mesmo local.
 
Sua formação artística inclui Curso Livre de História da Arte na Escola de Belas Artes em Nápoles - Itália em 1966; Curso Livre de História da Música em Nápoles, Itália em 1966; Musicoterapia no Conservatório Brasileiro de Música de 1972 a 1974, no Rio de Janeiro; Técnicas de Pintura com o professor Wim L. van Dijk em Petrópolis de 1979 a 1980 e História da Arte com o professor Eduardo D’Acunzo, em 1981.
 
De suas atividades culturais vale destacar a sua atuação como professora de pintura (aquarela, acrílica e óleo), de desenho e pastel no Parthenon em Niterói - RJ, de professora de História da Arte e da Cultura no curso de Turismo das Faculdades Plínio Leite e ainda sua participação como organizadora e coordenadora de eventos e de roteiros turísticos em intercâmbio com outros países e consulados.
 
Suas exposições individuais mais importantes foram: em 1996, no Museu Antonio Parreiras em Niterói - RJ e no Consulado Geral da Federação da Rússia - RJ; em 1997 no Centro Cultural de Havana Velha em Havana - Cuba e no Centro Cultural da Faculdade da Cidade - RJ e em 1998, no Iate Clube do Rio de Janeiro. Dentre suas exposições coletivas se incluem: em 1987 na Maria Augusta Galeria de Arte - RJ; 1989 no Plaza Shopping em Niterói - RJ; 1990, no Galeria Opera House, em Cairo - Egito; 1996 no Parthenon Centro de Arte e Cultura, em Niterói - RJ e no Museu Antonio Parreiras em Niterói - RJ; em 1997 na Galeria Parthenon - RJ e no Iate Clube do Rio de Janeiro e em 1998 na Galeria El Greco, também no Rio de Janeiro.
 
Sua obra está representada nas coleções da Opera House, Cairo-Egito; Estaleiro Ishi Kawagima, Museu Antonio Parreiras, Solar do Jambeiro, Clube Naval de Niterói, Iate Clube do Rio de Janeiro e Consulado Geral da República da Rússia. Seus principais prêmios são: Medalha do Mérito Tiradentes em 1994 na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro; Medalha do Mérito Cultural José Geraldo Bezerra de Menezes, em 1988, pela Secretaria de Cultura de Niterói, Medalha do Mérito Martim Afonso de Souza pela Prefeitura Municipal de Niterói, em 1988, Comenda da Ordem e Mérito de Belas Artes da Academia de Belas Artes, no Rio de Janeiro em 1982 e Título de Cidadã Niteroiense pela Câmara Municipal de Niterói em 1982. A personalidade por todos nós admirada deixou esta terra, no dia 08 de maio de 2015. A cultura e as artes niteroienses ficaram mais tristes.
 
 
JUSTIFICATIVA DA POSTAGEM
 
 
Esta é a terceira homenagem à artista plástica Veronica Debellian Accetta, ficamos em 07 de novembro, dia do vernissage da NIKITIKITIKERU IV, muito sensibilizados, com a emocionante receptividade de sua filha, Angelina Acetta, quando adentrou a Sala de Cultura Leila Diniz e se deparou com a minha poesia sobre sua mãe, simplesmente, não resistiu, caiu aos prantos, chorou copiosamente. Portanto, pela sua bela emoção, estamos republicando: UMA TELA PARA VERONICA, agora com a imagem, que foi extraída dos slides que durante o vernissage, ficavam embelezando a sala. Quem ainda não foi ver a mostra NIKITIKITIKERU IV, está perdendo a grande homenagem aos 444 anos de Niterói e Homenagem especial à artista plástica VERONICA DEBELLIAN ACCETTA. Vale muito conferir!
 
 
 
 
COMENTÁRIOS
 
 
 
Estimado Alberto Araújo, você conseguiu traduzir a vida de minha mãe em palavras, repletas de afeto... Saber que ela deixou um legado de amor e ações que envolveram tantos corações, tantas vidas, nos enchem de orgulho, emoção e gratidão. A imagem com a poesia era o que eu queria!! Obrigada pelo presente! Obrigada pelo carinho! Agradeço, em nome de toda a família, pela linda homenagem! A sua história permanece e nos inspira a continuarmos a tessitura entre arte e vida!
 
Angelina Accetta.
 
 
 
 
RESPOSTA DO ALBERTO
 
 
Muito obrigado, prezada amiga Angelina Accetta, pelo seu carinho e suas lindas palavras de agradecimento, obrigado pelo carisma, simpatia e afabilidade conosco sempre, desde o nosso inesquecível "Encontro de Escritores na Galeria La Salle", foi mesmo mágica aquela noite, quando nos conhecemos, seu carisma desde então me cativou e preencheu o coração com seu doce e afável carinho, os mesmos adjetivos carregados no coração pela sua bondosa e talentosa mãe. Jamais esquecerei, nunca mesmo, aquele dia (07) de sua reação ao ver a minha poesia, emoldurada na Exposição Nikitikitikeru IV, percebi que você deu valor ao meu texto, fizemos fotos e juntos lemos a poesia, legal não foi? Foi a partir desse momento que resolvi postar a poesia "UMA TELA PARA VERONICA" com a imagem de sua meiga mãezinha, como diz o Guimarães Rosa "encantada". Estou devendo a você, o livro de minha autoria "JULIO CEZAR VANNI - FILHO DE ITALIANO DE LUCCA - TOSCANA", editado pelo Mauro Nolasco e que tem em uma das "orelhas" escrito o lindo texto "NOSTAGIA". E se me perguntarem se estou contente? Responderei que estou felicíssimo, com as suas nobilitadas palavras mesmo! Tem reconhecimento melhor que esse? Como sempre digo: "Em minha jornada aqui na terra, não quero ouro, nem prata, pois tudo isso as traças corroem, quero receber em vida o sorriso da pessoa, que às vezes faço por um momento, um minuto mesmo feliz na vida." Estarei sábado, 11 de novembro, a partir das 10 horas, na Parthenon, no lançamento da Antologia Bodas de Corais da ANE, que também está inserido esse meu texto, Uma tela para Veronica, e registrando os 35 anos da nossa associação, a obra foi publicada pelo Grupo Parthenon. Não vai ser memorável? Caso seja possível, apareça, será uma linda festa, como tudo que o Mauro organiza.  FELICIDADES para você e todos os seus familiares. Uma abençoada quinta-feira. Abraços, ALBERTO ARAÚJO.
 
ALGUNS TRABALHOS DE VERONICA ACCETTA
 
 
 



Capa da Antologia PRESENÇA LITERÁRIA
 


Belvedere Bruno, Veronica Accetta
e Mauro Nolasco, na sede da Parthenon/2011.
 
Sede da Parthenon
Rua Andrade Neves, 40, Centro
Niterói - RJ
 
 
 
 
 
 
Aguardamos o envio de imagens de amigos da pintora,
que queiram ilustrar a página da artista plástica
Veronica Debellian Accetta.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Nenhum comentário: