5 de março de 2016

PARE UM POUCO PARA UM MOMENTO DE REFLEXÃO: LEIA COM FÉ E DEVOÇÃO O EVANGELHO DO DIA 05 DE MARÇO 2016.

 
 
 
EVANGELHO DO DIA
 
 
 
 
 
 
 
Sábado da 3ª Semana Quaresma
Cor: Roxo
1ª Leitura - Os 6,1-6
Leitura da Profecia de Oséias
 
'Vinde, voltemos para o Senhor,
ele nos feriu e há de tratar-nos,
ele nos machucou e há de curar-nos.
2 Em dois dias, nos dará vida,
e, ao terceiro dia, há de restaurar-nos,
e viveremos em sua presença.
3 É preciso saber segui-lo
para reconhecer o Senhor.
Certa como a aurora é a sua vinda,
ele virá até nós como as primeiras chuvas,
como as chuvas tardias que regam o solo'.
4 Como vou tratar-te, Efraim?
Como vou tratar-te, Judá?
O vosso amor é como nuvem pela manhã,
como orvalho que cedo se desfaz.
5 Eu os desbastei por meio dos profetas,
arrasei-os com as palavras de minha boca,
mas, como luz, expandem-se meus juízos;
6 quero amor, e não sacrifícios,
conhecimento de Deus, mais do que holocaustos'
 
Palavra do Senhor.
 
 
Salmo - Sl 50, 3-4. 18-19. 20-21ab (R. Cf.Os 6,6)
R. Eu quis misericórdia e não o sacrifício!
3 Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! *
Na imensidóo de vosso amor, purificai-me!
4 Lavai-me todo inteiro do pecado, *
e apagai completamente a minha culpa! R.
 
18 Pois não são de vosso agrado os sacrifícios, *
e, se oferto um holocausto, o rejeitais.
19 Meu sacrifício é minha alma penitente, *
não desprezeis um coração arrependido! R.
20 Sede benigno com Sião, por vossa graça, *
reconstruí Jerusalém e os seus muros!
21a E aceitareis o verdadeiro sacrifício, *
21b os holocaustos e oblações em vosso altar! R.
 

 
Evangelho - Lc 18,9-14
 
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas
Naquele tempo:
9 Jesus contou esta parábola
para alguns que confiavam na sua própria justiça
e desprezavam os outros:
10 'Dois homens subiram ao Templo para rezar:
um era fariseu, o outro cobrador de impostos.
11 O fariseu, de pé, rezava assim em seu íntimo:
'Ó Deus, eu te agradeço
porque não sou como os outros homens,
ladrões, desonestos, adúlteros,
nem como este cobrador de impostos.
12 Eu jejuo duas vezes por semana,
e dou o dízimo de toda a minha renda'.
13 O cobrador de impostos, porém, ficou à distância,
e nem se atrevia a levantar os olhos para o céu;
mas batia no peito, dizendo:
`Meu Deus, tem piedade de mim que sou pecador!'
14 Eu vos digo:
este último voltou para casa justificado, o outro não.
Pois quem se eleva será humilhado,
e quem se humilha será elevado.'
Palavra da Salvação.
 

 
Reflexão - Lc 18, 9-14
 
Jesus nos mostra no Evangelho de hoje que a salvação não pode ser alcançada por nossas ações, uma vez que a pessoa não pode salvar-se por si mesma, mas por uma ação amorosa e gratuita do próprio Deus. Nós não nos salvamos, aos homens isso é impossível, mas Deus nos salva, pois para ele tudo é possível. Sendo assim, a nossa salvação depende antes de tudo da postura que temos diante de Deus. O fariseu contava os seus méritos diante de Deus, o que não lhe garantiu a salvação, enquanto que, ao demonstrar as suas misérias e os seus pecados diante de Deus, o cobrador de impostos reconhecia que somente Deus poderia salvá-lo e implora por essa salvação e, por isso, ele foi atendido em suas preces.
 
Fonte: CNBB
 
 
 

Nenhum comentário: